Nível do Rio Tapajós chega a 8 metros e alaga ruas de Santarém; entenda o fenômeno

Por Vitrine Modelo em 22/04/2022 às 20:27:09

Na manh√£ desta sexta-feira (22) a orla da cidade de Santarém, no oeste do Par√°, foi invadida pela as √°guas do Rio Tapajós. O rio est√° 90 centímetros acima da cota de alerta, atingindo a marca de oito metros. As fortes chuvas causaram prejuízos ao comércio da cidade; alguns pontos comerciais foram alagados.

Dados da Defesa Civil de Santarém apontam que a cheia deste ano pode ser a maior dos últimos 13 anos. Isso porque de acordo com a régua da Agência Nacional das √Āguas (ANA), instalada no porto da Companhia Docas do Par√° (CDP), o nível do rio est√° sob o fenômeno conhecido como repiquete que é a oscila√ß√£o do rio para cima e para baixo.

De acordo com a Defesa Civil, a quantidade de √°gua est√° oscilando uma média de três centímetros para cima e para baixo. Esse fenômeno causou a invas√£o da √°gua na frente da cidade.

"O nível do Tapajós j√° ultrapassou 8 metros nos últimos dias, hoje chegou a oscilar entre 7,99 m e 8 metros. Esse fenômeno que é bem comum em tempos de cheias é conhecido como repiquete", detalhou o coordenador da defesa civil, Darlisson Maia.

Tags:   Pará
Comunicar erro

Coment√°rios