Benguí ganha quarta Usina da Paz, entregue pelo Governo do Estado

Por Vitrine Modelo em 04/05/2022 às 07:59:00

A quarta unidade da Usina da Paz, projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado, ser√° entregue na manh√£ de hoje (4), no bairro do Benguí, em Belém. O ato ser√° realizado pelo governador do Estado, Helder Barbalho, e demais autoridades.

O complexo foi construído em um terreno de 12.087 m¬≤ de √°rea total, localizado na Estrada do Benguí, ao lado do p√°tio de reten√ß√£o do Detran. Este inovador aparelho público j√° realizou 187.628 atendimentos, desde a primeira implanta√ß√£o em outubro de 2021, tendo como principal objetivo a busca do fortalecimento comunit√°rio, resgate da cidadania e a redu√ß√£o da violência por meio da transforma√ß√£o social.

Esperan√ßa é a palavra que a dona Regina Veva define com a chegada da UsiPaz. Ela é vizinha do complexo, mora ao lado da Usina da Paz e acredita na transforma√ß√£o que o projeto vai trazer aos moradores. "Eu moro no Benguibh√° 37 anos e vejo que a chegada da Usina da Paz representa muitas coisas boas pra nossa comunidade. Eu mesma pretendo fazer dan√ßa, nata√ß√£o e quero tirar minha identidade também", ponderou.

As Usinas da Paz j√° atendem moradores do Icuí-Guajar√°, em Ananindeua, na Cabanagem, em Belém e em Nova Uni√£o, em Marituba.

Oportunidades

Assim como nas outras unidades, ser√£o ofertados mais de 80 servi√ßos gratuitos à popula√ß√£o, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emiss√£o de documentos, cursos, capacita√ß√£o técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade.

Parceria

As obras da UsiPaz Bengui geraram 130 postos de trabalho e foram realizadas pela mineradora Vale e executadas por empresas paraenses, por meio de um termo de coopera√ß√£o com o Estado. As instala√ß√Ķes s√£o adaptadas para acesso de pessoas com deficiência.

Modernidade

O projeto desenvolvido pela arquiteta Bel Lobo se adapta às características clim√°ticas da regi√£o amazônica, como chuvas durante todo o ano e altas temperaturas. Neste sentido, as √°reas de circula√ß√£o dentro dos prédios da Usina e da Assistência contam com ilumina√ß√£o e ventila√ß√£o natural. As instala√ß√Ķes s√£o adaptadas para acesso de pessoas com deficiência.

Estrutura

A unidade conta com uma quadra poliesportiva coberta; um complexo de dojô, piscina, quadra de areia, salas de audiovisual e inclus√£o digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emiss√£o de documentos; a√ß√Ķes de seguran√ßa. E, ainda, ambientes para capacita√ß√£o técnica e profissionalizante; espa√ßo multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haver√° espa√ßos para cursos livres e de dan√ßa, teatro, robótica, artes marciais, musicaliza√ß√£o e biblioteca.
Servi√ßo - A UsiPaz Benguí vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 08 às 22h; aos s√°bados, de 08 às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h, funcionar√° de acordo com as demandas da comunidade e/ou das Secretarias e Funda√ß√Ķes para a realiza√ß√£o de eventos.
Tags:   Pará
Comunicar erro

Coment√°rios